Já imaginou poder ajudar o planeta, sendo sustentável e ainda economizar na conta de luz? Isso não é um sonho distante! Através de uma instalação de sistema solar isso é possível.
Existem dois tipos de sistema, sendo eles o On Grid e o Off Grid. Esses sistemas permitem que você tenha a sua fonte geradora de eletricidade própria. A seguir, entenda a diferença entre eles.
Sistema On Grid
O Sistema On Grid deve estar conectado à rede elétrica local, pois não produz energia suficiente para ser autônomo. Isso significa que a geradora não tem capacidade para suprir toda a necessidade energética do ambiente em que está instalada.
É importante que sua instalação esteja regularizada com a distribuidora de energia elétrica da sua região. Dessa forma, será instalado um medidor, que regredirá sempre que a contagem de kWh produzidos for excedente à quantidade utilizada no local.
Aquilo que for produzido a mais é enviado para a rede elétrica local e será convertido em créditos na conta de luz, que são descontados do valor total da fatura — caso você não regularize isso, estará doando esse excedente à companhia.
Sistema Off Grid
O sistema Off Grid é autônomo, e pode estar ou não interligado à rede elétrica de distribuição local. Contudo, o que define esse sistema é que ele produz energia suficiente para manter o local onde está instalado, o que significa que sua instalação não necessita da força fornecida pela rede elétrica local.
Isso não significa que você não terá que pagar à rede local. A tarifa mínima continuará sendo paga, de acordo com o tipo de ligação do seu local.
Contudo, se a sua instalação não está interligada à concessionária local, não há tarifa a ser paga ao governo. Mas ela terá que armazenar energia para suprir a necessidade nos momentos em que a usina de energia solar não está conseguindo produzir.
Sistema On Grid ou Off Grid
A escolha do melhor sistema dependerá das suas necessidades. De um modo geral, On Grid é mais indicado para casos em que se deseja alimentar toda a casa ou empresa, e economizar na conta de energia. Já para áreas mais afastadas do centro urbano, com ausência de distribuidora elétrica local, o sistema Off Grid é o mais indicado.