Maior usina de energia solar do mundo é inaugurada na Califórnia

A usina Ivanpah foi inaugurada na última quinta-feira (13) numa região desértica da Califórnia. A maior instalação solar do mundo pode gerar 392 megawatts de energia, que é suficiente para alimentar 140 mil casas do estado.

Construída pelas empresas Google, NRG Energy e BrightSource Energy, a planta se estende por 13 km² no deserto de Mojave e é composta por três torres de captação e 350 mil espelhos do tamanho de um portão de garagem cada. A luz refletida é concentrada nos painéis de captação no topo das torres, gerando calor suficiente para esquentar tanques de água e gerar vapor que, por sua vez, gira as turbinas que geram energia. Além de ser energia limpa, a sua produção equivale a uma diminuição de 400 mil toneladas métricas de dióxido de carbono que seriam emitidas à atmosfera.

A BrightSource Energy tem planos de construir mais uma torre próxima a Palm Springs.

Posts Recentes

paineis-solares-em-dias-nublados

Painéis Solares Funcionam em Dias Nublados?

Se você está pensando em investir em energia solar, talvez já tenha se perguntado: os painéis solares funcionam em dias nublados ou chuvosos? Essa é uma dúvida muito comum e que merece ser esclarecida — afinal, poucas regiões contam com sol intenso o ano inteiro.

Leia Mais »