Energia Solar

Conheça algumas curiosidades sobre energia solar e surpreenda-se ainda mais

By 16 de março de 2020 No Comments

Que a energia solar traz uma economia incrível para o seu bolso, você já sabe Que essa fonte energética é altamente sustentável e só faz bem para a sociedade e ao planeta, você também já sabe.  

Com certeza, você já ouviu falar que a indústria de energia solar é uma das que mais crescem no mundo. Mas, existem algumas curiosidades sobre a energia do futuro, que talvez você não conheça. Fica com a gente neste Blog e saiba mais sobre o incrível universo da energia solar 

Copa do Mundo com usina solar 

Você sabia que o estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, foi o primeiro do mundo a sediar uma partida da Copa do Mundo com o apoio de uma usina solar? Bacana, não é mesmo!? O jogo foi entre Colômbia x Grécia, em 2014.  

 usina conta com 6 mil painéis solares que ocupam uma área de 11,5 mil m², produzindo até 1,42 MWp.  

O maior barco solar do mundo 

Considerado o maior barco solar do mundo, o MS Turanor PlanetSolar opera exclusivamente com energia solar captada pelos seus 512m² de painéis solares.  

Movido a energia solar, esse meio de transporte é conhecido como o barco que deu a volta mais rápida no mundo. A velocidade máxima atingida foi de 26km/h.  

Árvores que geram energia solar 

Olha só que sensacionalUm projeto de paisagismo, em Singapura, deu vida a 18 árvores gigantes artificiais que medem entre 25 e 50 metros e contam com células solares O objetivo Gerar energia solar, é claro  

O carro solar mais ágil do mundo  

carro solar eVe bateu o recorde com uma velocidade acima de 106 km/h em um percurso de 500 km. Com toda essa velocidade, ele só poderia ser o carro elétrico mais rápido do mundo.  

Corrida de carros elétricos  

Na Austrália, energia e velocidade andam juntas todos os anos. Isso porque o País sedia uma corrida de carros elétricos movidos a energia solar. As velocidades médias dos veículos ultrapassam os 100km/h!  

Sentiu a adrenalina? Denominado World Solar Challenge, o evento é uma corrida de carros movidos a energia solar fotovoltaica que percorrem 3021 km do deserto australiano, de Darwin a Adelaide. A primeira edição ocorreu em 1987.  

Energia solar em escala-Large  

Projetos de energia solar em escala-Large estão sendo desenvolvidos em todo o mundo. Um dos maiores projetos de energia solar do mundo é o plano “Desertec. Seu objetivo é utilizar o deserto Norte Africano, inabitável, para uma rede de energia de centrais térmicas concentradas, possibilitando abastecer a Europa e suprir as necessidades de energia até 2050. 

Estrada Solar 

primeira estrada solar do mundo foi instalada na França. A Wattway – empresa responsável pela instalação – cobriu um trecho de 1.000 metros com células fotovoltaicas 

A energia gerada pela tecnologia utilizada nesse trecho ilumina as ruas da cidade de Tourouvreau-Perche de 3.400 habitantes. A iniciativa representa o primeiro passo de um projeto de cinco anos que pretende gerar energia para 5 milhões de habitantes – número que corresponde cerca de 10% da população da França. 

Aeroporto Solar 

Aeroporto Internacional Cochin, em Querala, na Índia, passou a operar 100% com energia solar, em agosto de 2015. Trata-se do primeiro aeroporto internacional a funcionar apenas com a energia do sol. 

Com isso, nos próximos 20 anos, 300 mil toneladas de carbono deixarão de ser emitidas na atmosfera. Os 46.150 painéis solares abastecem 12 MW de potência no aeroporto, o que é ideal para abastecer todas as funções operacionais.  

Ciclovia solar

Situada na cidade de Krommenie, a noroeste de Amsterdã, Holanda, a SolaRoad representa a primeira ciclovia solar do mundo.  

Um ano após a inauguração, realizada em 2014, a estrutura já havia superado as expectativas de geração de energia, com 70 quilowatts/hora por metro quadrado/anoCom 100 metros de extensão, a energia gerada é direcionada aos mais variados usos em seu entorno. 

Luz solar na Grécia antiga 

Na Grécia antiga, as famílias construíam suas casas com o objetivo de aproveitar a luz solar, especialmente no inverno. Para os gregos antigos, o sol era o deus Hélio que dirigia sua carruagem da terra para o céu. 

Primeiro voo a energia solar  

Desenvolvido pelos irmãos Roland e Bob Boucher, o primeiro voo usando a energia solar ocorreu em 1974, na Califórnia. O avião estava sem tripulação.  

Moto movida com energia solar  

O americano Richard Gryzch foi o responsável pela construção da primeira moto elétrica movida totalmente por energia solar. O projeto custou a venda de suas outras motos e uma de suas casas. 

A velocidade máxima da moto, denominada de Solar Flyer, é de 90 milhas por hora e sua autonomia, com a bateria totalmente carregada, é de 50 milhas, cerca de 80 km.

O que achou das curiosidades? Para saber mais sobre o mundo da energia fotovoltaica, é só acompanhar o nosso Blog e nos seguir nas redes sociais. E, se quiser investir na energia do futuro, é só entrar em contato com a gente! 

Leave a Reply