Energia Solar

Quantos painéis solares são necessários para abastecer minha casa?

By 13 de dezembro de 2019 fevereiro 21st, 2020 No Comments

Se você já pensou em instalar painéis fotovoltaicos na sua casa, deve saber que a mudança, além do impacto ambiental, faz diferença no bolso. Na primeira conta após a adoção do sistema, você já percebe redução de até 95% do valor. E mais! Ainda pode ficar com crédito para os meses seguintes!

Mas afinal, quantos painéis são necessários?

E, se você já pensou nisso,  deve ter se perguntado quantos painéis são necessários para abastecer a sua casa.  Em uma primeira instância, é possível fazer uma conta simples. Cada painel tem a potência de 340 a 400 kw. Usando como referência o seu consumo mensal, basta dividir este valor pela quantidade produzida por cada painel para chegar a este número.

Porém, este cálculo é um pouco mais complexo. Para começar a calcular, tomamos como base o seu consumo médio de energia. A partir do valor da sua conta ou de quantos kwh costuma gastar por mês, já temos uma referência para a sua necessidade.

Mas é sempre bom contar com um acréscimo nesta quantidade, afinal, um dos objetivos de instalar um sistema de energia fotovoltaica é proporcionar conforto e economia. E se você não quer mais se preocupar se vai ligar o ar-condicionado durante muito tempo ou usar outros utensílios que consomem energia, é bom incluir este acréscimo no cálculo.

Um segundo aspecto a ser avaliado é o espaço disponível para a instalação dos painéis. Uma  visita técnica avalia não apenas metragem, mas a estrutura do telhado, o tipo, e principalmente a incidência solar:

  • Qual a trajetória que o sol faz em relação à sua casa?
  • Por quanto tempo e com qual intensidade (dependendo das estações do ano) ele incide?
  • Há algum objeto como uma árvore, um poste ou outras construções que podem causar um sombreamento?

Outra informação muito relevante está relacionada aos horários de maior consumo da sua casa ou empresa. O mais produtivo é quando se consome na mesma hora em que se está produzindo a energia, ou seja, durante o dia. Empresas e escolas se beneficiam mais nestes casos. Quando o consumo é maior durante a noite, o que ocorre é que, durante o dia, seu sistema vai produzir energia e injetá-la na concessionária – gerando um crédito, que será debitado conforme o consumo.

É por isso que após uma conversa com o consultor e uma visita para  avaliação técnica, é desenvolvido um projeto totalmente personalizado, levando em conta todos os aspectos mencionados.

Isso quer dizer que é possível adquirir um sistema conforme minha necessidade de consumo?

Isso mesmo! O sistema fotovoltaico é modular e você vai adquirir e dimensionar conforme sua necessidade. Na SolarOn, após a conversa com o consultor e a visita técnica, os engenheiros desenvolvem o projeto com a ajuda um software de última geração que calcula a melhor localização e ângulo e considera eventuais sombreamentos dos painéis para que o sistema de energia tenha o máximo de produtividade possível.

Agende agora uma conversa com um consultor para receber um projeto totalmente personalizado para a sua necessidade!

Leave a Reply