Energia Solar

Conheça a Obra Social Dona Meca – vencedora da Ação Social SolarOn

By 29 de novembro de 2019 dezembro 5th, 2019 No Comments

Nós lançamos o desafio e você assumiu o compromisso junto com a gente. A nossa Ação Social SolarOn foi um sucesso! Agora, é momento de conhecer melhor a instituição social vencedoraOlha só que bacana! Com 10.029 votos, a ganhadora do kit de energia solar com 10 painéis foi a Obra Social Dona Meca (OSDM)  

A Obra Social Dona Meca é uma instituição de caráter filantrópico que sobrevive da solidariedade de organizações e pessoas que colaboram com doações. Na sede da OSDM são realizadas terapias que trabalham de forma integrada para proporcionar a cada criança os estímulos necessários ao seu desenvolvimento por meio de fisioterapia, fisioterapia respiratória, psicologia, psicopedagogia e pedagogia psicomotricidade, entre outras. 

A instituição também possui atividades/projetos nas áreas de esporte, cultura e lazer. O atendimento contempla 170 crianças e adolescentes com deficiência na Sede da OSDM e, alguns deles, também são acolhidos na Casa Lar Dona Meca. Além disso, outras crianças (sem deficiência) recebem atendimento e são acolhidas na sede Casa Lar Balthazar.   

Neste Blog, você vai entender de que forma os painéis ajudarão a Obra Social Dona Meca. Saiba também um pouco mais sobre a atuação de cada das finalistasVocê vai ficar encantado com essas iniciativas tão bacanas!  

De que forma a instalação do sistema vai ajudar a Obra Social Dona Meca 

Para entendermos melhor a importância dos painéis solares para a entidade, vamos resgatar um pouco de sua história. Constituída legalmente em abril de 2001, a Obra Social Dona Meca atua desde o ano de 1992. Ao longo da sua trajetória, a OSDM deparou-se com diversos casos de crianças com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, tendo diversas ocorrências de casos de abandono. Assim, em 2007 fundou-se o abrigo Casa Lar Dona Meca.  

Em 2015, a pedido da Vara da Infância e Juventude, fundou-se mais um abrigo, devido ao aumento de crianças em negligência familiar e situação de abandono, chamado de: Casa Lar Balthazar.  

Com isso, as despesas relativas às três unidades, em especial com a taxa de energia elétrica (aproximadamente R$ 5.000,00, quando a piscina está em funcionamento), vêm gerando um grande dispêndio de recursos que poderiam estar sendo utilizados em outras necessidades da instituição como, por exemplo, o pagamento de profissionais para atendimento das crianças e despesas em geral.  

Dessa forma, a instalação dos painéis de energia solar ajudará a divulgar e disseminar o conceito do consumo consciente de energia limpa e contribuirá decisivamente para a sustentabilidade e redução de custos da instituiçãoTambém possibilitará o pagamento da taxa de energia elétrica integral para reabertura da piscina aquecida para tratamento de hidroterapia e natação de mais de 100 crianças, das 170 atendidas pela instituição.  

Hoje, a piscina está fechada por 2 motivos: falta de recursos, tanto para pagar o profissional habilitado para esse atendimento, quanto para pagar os custos de energia elétrica que o aquecimento da piscina gera para a instituição. 

Olha só que incrível! Com o sistema de energia solar fotovoltaico, além de não ter o custo dos painéis e da instalação, a instituição economizará até 95% na fatura de luzIsso será fundamental para manter a piscina sempre preparada para utilização nos tratamentos e reabilitação de seu público atendidoA economia em energia elétrica contribuirá significativamente para suprir outros gastos e investimentos da entidade.   

Agora, conheça melhor cada uma das finalistas: 

 

1. Saúde Criança

A Associação Saúde Criança (ASC) é uma organização social independente – criada em 1991 por um grupo de profissionais da área de saúde do Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro. A instituição trabalha com o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, com criança doente e em fase de tratamento, em unidades públicas de saúde. A ASC é uma instituição pioneira em agir no impacto determinante para a saúde.

2.Projeto Ação Querer Bem 

instituição ajuda a construir sonhos e, com parcerias, gera oportunidades para que crianças e adolescentes, moradores da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, possam viver o presente e vislumbrar um futuro com melhor qualidade de vida e justiça social. São realizadas atividades pedagógicas de reforço escolar, inglês, informática e xadrez; atividades físicas de jiu-jitsu e triathlon; e culturais de dança urbana, teatro e música, além do acompanhamento familiar através da escola de pais. 

3.Escola Dom Cipriano Chagas

A Escola Dom Cipriano Chagas dedica seu trabalho a educar crianças, há 76 anos e, atualmente, atende 200 crianças entre 3 e 11 anos, de baixa renda, moradoras de áreas vulneráveis e de conflitos na Zona Sul do Rio. Os alunos estudam em horário integral, recebem três refeições diárias balanceadas e contam com o suporte das clínicas de psicologia, psicopedagogia, dentária e médica. A instituição possui 100% de apoio da iniciativa privada – empresas e pessoas físicas. 

4.Instituto Trilho

Fundado em 1997, o Instituto Trilho é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e apolítica. Sua missão é articular meios que promovam o desenvolvimento social e humano das famílias em situação de vulnerabilidade social das comunidades de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Trabalha desenvolvendo projetos nas áreas da educação infantil, saúde, capacitação profissional, geração de renda e cidadania para beneficiar as comunidades do Bairro. A pré-escola Cantinho Feliz, por exemplo, oferece educação de excelência para a primeira infância das crianças das comunidades de Santa Teresa.  

Gostou da instituição vencedora e das finalistas?

Histórias inspiradoras, não é mesmo? Destacamos que nós, da SolarOn, prezamos pela sustentabilidade e o nosso objetivo é fazer uma doação dessa natureza todos os anos. A divulgação da contemplada será no período de 18 a 25 de dezembro. 

Open chat