Garantir o seu sistema de geração de energia solar já é um grande passo! Mas agora você precisa saber como funciona todo o processo de instalação para começar a gerar sua energia solar o quanto antes. Confira todas as etapas desse processo:

1 – Entrevista com o consultor

O primeiro passo, é a entrevista dos consultores SolarOn para entender quais são os padrões de consumo do seu imóvel. Com essa conversa, os consultores podem dimensionar a previsão de consumo e a inclusão de equipamentos.

2- Visita técnica

Após essa conversa inicial, o especialista SolarOn irá até o seu imóvel para checar as condições técnicas do seu telhado, espaço para instalação, ângulo de incidência solar, sombreamento e instalações elétricas existentes para garantir a melhor eficiência do sistema de energia solar.

3- Elaboração do projeto

Com todas essas informações damos início ao projeto. Os engenheiros SolarOn utilizam softwares de última geração para projetar e calcular o melhor aproveitamento do sistema. Assim, quem sai ganhando é você!

4- Apresentação da proposta

Cada projeto é personalizado para a necessidade de cada cliente. Nele, estão informações como a projeção de geração de energia ao mês, os equipamentos recomendados, o orçamento e o retorno do investimento.

5- Assinatura do contrato

Caso a proposta aprovada, o contrato é assinado para que a instalação inicie. Primeiramente, o responsável pela conta de luz providencia uma procuração para que a SolarOn faça a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e aprove o projeto no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Após estes procedimentos, é dada entrada do projeto na concessionária de energia.

6- Homologação

A concessionária tem um prazo de 15 dias para validar o projeto e emitir o Parecer de Acesso. Caso haja vencimento do tempo, são realizadas cobranças diárias e, se a situação não for resolvida, é protocolada uma reclamação no site da Agência Nacional de Energia (ANEEL).

7- Instalação

Depois de todo os trâmites legais, é agendada a data de instalação do sistema. Os equipamentos já vão estar em seu imóvel, entregues pela transportadora. A equipe de instalação vai chegar uniformizada e com todos os equipamentos de proteção para começar o trabalho de instalação. Este grupo de trabalho é formado por um engenheiro, um eletricista e montadores treinados e certificados. Ao final da instalação, o inversor será configurado para o acompanhamento da geração pelo aplicativo do celular ou computador.

É necessário ter uma rede Wi-Fi perto do inversor. 

8- Vistoria

Com a instalação realizada e o sistema pronto para produção, é solicitada a vistoria junto à concessionária de energia. Os técnicos aprovam a instalação e solicitam a troca do medidor.

9- Troca do medidor

A responsabilidade da troca ou configuração do relógio bidirecional fica por conta da concessionária, que precisa medir tanto a energia consumida quando a energia gerada.

10- Pronto para gerar energia

Seu sistema está finalizado! Para gerar energia, basta ligar o disjuntor. Nas próximas faturas, você já vai conseguir acompanhar o quanto gerou e consumiu.

Clicando aqui, você saberá  o que muda na sua conta de luz após a instalação do sistema fotovoltaico.

Agora você já está economizando! Caso tenha dúvidas, entre em contato com a Solaron! 😉

Leave a Reply