fbpx

Se produz energia solar no inverno?

Hoje começa o inverno e muitos que desconhecem o funcionamento do sistema fotovoltaico dizem que o mesmo não produz energia nessa estação, ou que produz muito pouca, inviabilizando a captação de energia solar neste período.

A energia solar fotovoltaica é aquela em que a luz do sol é captada por placas solares e transformada em energia elétrica através do efeito fotovoltaico.

O frio de inverno não influencia negativamente a geração de energia do sistema, ao contrário, ele é até benéfico para o desempenho dos painéis, os quais, assim como a maioria dos equipamentos eletrônicos, funcionam de forma mais eficiente em baixas temperaturas.

Cada módulo tem suas especificações e o impacto do calor sobre a sua potência é um dos aspectos que definem a qualidade do mesmo.

Se existe uma perda de geração no inverno, essa se dá por conta da duração dos dias, que são menores, e da angulação do sol em relação à Terra, que faz com que a sua luz chegue de maneira mais amena a superfície terrestre no hemisfério em questão, porém esses fatores são devidamente analisados pela equipe técnica na hora de se dimensionar o sistema. Mas isso não impede de você produzir sua energia, de forma alguma.

Nos dias frios de inverno, o uso do chuveiro elétrico, que consome altas cargas para aquecer a água fria que vem da rua, faz a conta aumentar significativamente. E é nesse cenário que um sistema fotovoltaico pode trazer grande economia para o consumidor, reduzindo em até 95% da sua conta de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *