Como fazer a limpeza e manutenção dos painéis fotovoltaicos?

A manutenção e limpeza dos sistemas fotovoltaicos é quase mínima e a chuva já faz grande parte do trabalho lavando a superfície das placas, porém, uma limpeza manual é necessária de tempos em tempos.

Limpeza manual
A limpeza manual do sistema de energia solar não exige mão de obra especializada, podendo ser realizada pelo próprio usuário.

A principal regra de segurança é realizar a limpeza apenas quando o sistema estiver totalmente desligado, preferencialmente em dias sem chuva.

Periodicidade
É recomendável limpar os módulos solares uma vez por ano, conforme as condições climáticas e atmosféricas do local, que vão causar acúmulo de sujeira sobre as placas.

Locais com menor incidência de chuva ou índice elevado de poluição podem exigir limpeza mais frequente.

Produtos
Para que a limpeza não prejudique o sistema é aconselhável utilizar apenas água e um pano limpo ou uma esponja limpa com cerdas macias.

Posição
Não se apoie ou empregue força sobre os painéis solares. A limpeza do sistema deve ser feita suavemente e, de preferência, do chão, por meio de um acessório longo que alcance o telhado sem risco de impacto sobre os módulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie sua conta de luz

Agradecemos o contato.     Seu interesse em economia, conforto e sustentabilidade é muito importante para nós. Em breve você receberá seu orçamento.