8 DÚVIDAS SOBRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Muitos consumidores já são adeptos à energia solar fotovoltaica, que utiliza uma fonte limpa para a geração de energia: o sol. As geradoras hidrelétricas e termoelétricas, causam impacto no meio ambiente, possuem alto custo de geração e envolvem muitas perdas energéticas.

Listamos a seguir, algumas respostas para as dúvidas mais comuns sobre o sistema fotovoltaico.

Quais as diferenças entre produção de energia e aquecimento?

A diferença primordial é a fonte de geração. Enquanto o aquecimento se utiliza do calor do sol para esquentar a água que será utilizada, a produção de energia se dá pela luz, portanto, mesmo em dias nublados e frios, o sistema fotovoltaico gera energia. Já no modo prático, enquanto o aquecedor economiza a energia utilizada para aquecer a água, o sistema fotovoltaico economiza energia de todos os aparelhos da casa.

 Quais os pré-requisitos para que a casa possa produzir energia fotovoltaica? Ao produzir energia, posso usar em todos os equipamentos elétricos?

A casa precisa ter algo em torno de 18 m² sem sombreamento constante, e ser atendido por uma concessionária distribuidora de energia. O sistema fornece energia para todos os equipamentos elétricos, incluindo Ar Condicionado, Televisão, computadores, etc…

É possível produzir esta energia em um apartamento?

Em apartamento é somente possível quando há instalação de um sistema para geração de energia visando a área social do prédio, onde os moradores verão sua economia na conta de condomínio ou, no caso de apartamentos na cobertura, após comum acordo com o restante dos condôminos. No entanto, caso o proprietário possua uma casa que tenha a conta de luz vinda no mesmo nome do que a do seu apartamento, e atendida pela mesma concessionária distribuidora de energia, é possível instalar um sistema nesta casa e a energia gerar créditos energéticos para os dois imóveis.

Onde instalar o equipamento?

Recomenda-se a instalação no telhado.

Quanto tempo dura um equipamento?

Os módulos têm vida útil estimada entre 25 e 30 anos para uma geração aceitável de energia. Inclusive, todos do mercado têm, atualmente, garantia de fábrica de 25 anos para geração de pelo menos 80% de seu potencial.

Como funciona produção de energia?

A energia é produzida pelo contato da luz com os módulos fotovoltaicos. Ela é levada até o inversor, que transforma esta energia naquela que utilizamos em nossos eletrodomésticos, e jogada em nossa rede. Por isso, estas duas partes (módulos e inversor) são o coração do sistema.

E o armazenamento?

A energia gerada desta forma tem uma fração consumida na hora e seu excedente enviado para a rede da distribuidora, que fornece créditos para a unidade consumidora abater na sua conta de luz. A noite, a geração de energia é interrompida pela falta de luz, e estes créditos gerados durante o dia são utilizados para o abatimento da energia consumida no período. Os sistemas têm sua potência calculada de modo que o cliente pague apenas a taxa de disponibilidade. Esta compensação de créditos é feita de maneira automática na hora da emissão da conta de luz. Portanto, tecnicamente não há “armazenamento” de energia. O excedente é transformado em créditos junto à distribuidora e convertido em economia para o proprietário do sistema.

Sustentabilidade

A geração fotovoltaica busca sustentabilidade ao utilizar uma fonte limpa de geração de energia, como o sol, trazer uma energia mais barata e, principalmente, otimizar a geração de energia na matriz energética brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie sua conta de luz

Agradecemos o contato.     Seu interesse em economia, conforto e sustentabilidade é muito importante para nós. Em breve você receberá seu orçamento.